Subscribe:

jueves, 25 de junio de 2015

Retenção de água

A retenção ocorre nos microporos dos agregados e pode ser ilustrada pelo fenômeno da capilaridade, o qual está sempre associado a uma interface curva ar-água. A retenção ocorre nas superfícies dos sólidos como filmes presos a ela, pelo chamado processo de adsorsão. Três são os mecanismos principais propostos para explicar a adsorsão: 
  1. Superfícies dos minerais de argila cobertas com átomos de O2 e oxidarias negativamente carregadas ligam-se às moléculas de água. Ao redor das partículas desses minerais criam-se campos elétricos cuja intensidade decresce gradualmente com a distância da superfície até se tornar nula.
  2. As moléculas de água ligam-se a CTC do solo.
  3. As moléculas de água ligam-se às partículas do solo por meio das forças de London – Van de Waals. 

Capilaridade

É um fenômeno que ocorre em meios onde o raio do recipiente que contém um fluído é bastante pequeno para que a tensão superficial, a pressão interna e o ângulo de contato gere uma resultante ascendente ou descendente do fluído. Quando o líquido molha a parede do tubo (água) corre uma ascensão capilar e  quando o líquido não molha a parede do tubo (mercúrio) corre uma depressão capilar (Libardi, 2005). O ângulo de contato, como sendo o ângulo resultante entre a linha tangente à interface que separa o líquido e a linha paralela à superfície do sólido. Se a atração entre as moléculas é fraca, como a água, ele sobe pelas paredes do tubo, de uma forma côncava. Já no caso da atração forte, ele desce pelo tubo, de uma forma convexa.



Um exemplo clássico da capilaridade é a capacidade dos vegetais de extrair a água que está depositada no solo e através de suas raízes, conduzi-la até o caule para se transformada, junto ao gás carbônico e aos sais minerais, em seiva.

Tensão superficial

A tensão superficial se manifesta na superfície de qualquer líquido como a força contrátil, tangente à superfície (imagem 4), isto é, ao ser distendida sua tendência é sempre voltar à posição original, mostrando que se encontra num estado de constante tensão (Libardi, 2005). Então, a tensão superficial do líquido é a capacidade para manter o estado físico inicial dele, comportando como uma membrana elástica, devido pelas forças de coesão entre moléculas semelhantes que se atraem entre si (conhecidas como Forças Moleculares de London-Van-der Waals de coesão ou forças de coesão) como mostrado pelas setas na imagem)A atração para baixo e para os lados das moléculas da superfície cria uma tensão, por esta razão, um inseto possa andar sobre a água sem afundar. Além, por isso forma-se gotas da água em  qualquer superfície como se mostra na folha.